Countdown

Saturday, November 21, 2009

Fight Club Wisdom

Claro que já vi este filme a minha boa dose de vezes. Mas não sou do tipo de decorar passagens de todos os filmes que vejo para sempre. Lembro-me de algumas. Normalmente do último filme que vi.

Desta vez isto começou com um status no Facebook. Claro que tinha que ser uma frase do Fight Club. Mesmo que não soubesse imediatamente, era muito fácil desconfiar que era uma citação de algum lado e fazia highlight da frase, right-click e "search on google". Mas a frase ficou a ecoar-me na cabeça. Fui rever o filme. Um sem-número de excelentes citações mais tarde e várias horas de sono a menos, continuou a ser a frase que ressoa na mente.

"It's only after we've lost everything that we're free to do anything".

E é verdade.

Gostava de explorar um pouco mais esta vertente mas não o vou fazer. Há muitos anos, antes de haver estas coisas das Intérnétes, as pessoas tinham diários. Neles escreviam tudo o que quisessem, que saberiam que mais ninguém ia ler. Cada um escrevia pela sua razão. Uns para relerem daí a 40 anos. Outros só para terem uma forma de verbalizarem o que sentiam e assim organizarem o pensamento para chegarem a algum lado, outros planeavam se calhar um dia divulgar o que escreviam.

Depois um dia apareceram os blogs. E há coisas que deviam ser ditas mas ao mesmo tempo deviam ficar silenciadas. Os blogs são para o mundo. Parte-se do princípio que em algum lado alguém vai ler. Ora eu não mantenho um diário. Principalmente porque escreveria tão poucas vezes nele que ao fim de um par de entradas teria perdido o caderno, para o encontrar vários meses ou mesmo anos depois numa qualquer arrumação de mudança de casa. Portanto o que fiz foi escrever aqui tudo o que sentia e queria colocar no diário, ler e reler o que acabei de escrever e em seguida seleccionar esse parágrafo e eliminá-lo.

Problema resolvido.

Um dia, provavelmente quando virar costas à minha vida actual, talvez coloque isto devidamente por escrito ou falado. E até lá vai continuar na minha mente.

No comments:

Post a Comment